Seis da manhã. Acordamos, levantamos, fazemos nossas necessidades fisiológicas e escovamos os dentes, comemos a refeição matinal e saímos para trabalhar. Já no portão vemos a rua - geralmente coberta por algum tipo de pavimento - vemos pessoas, carros, ônibus. Chegamos ao local de trabalho e vemos os colegas, os superiores. Isso é o que chamamos de sociedade organizada - apesar de suas imperfeições estruturais.
Em Sociologia, uma sociedade significa associação amistosa com outras pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes e que interagem entre si constituindo uma comunidade. A evolução da humanidade está diretamente ligada à necessidade humana de satisfazer anseios particulares. Platão estava certo ao afirmar que a necessidade é a mãe da invenção. Por isso o homem inventa, se arranja, cria métodos e técnicas para satisfazer suas necessidades de defesa, alimentares, construtoras, de preservação da vida (medicina, odontologia).
Nessa linha de raciocínio temos as técnicas de sobrevivência em meios hostis. Hostil caracteriza qualquer meio ou conduta que oferece risco à vida, à segurança, à saúde, ao patrimônio de alguém, entre outros. Mesmo que não tenha sido hostil por todo o tempo, um ambiente, uma casa toda, uma rua, um bairro, uma cidade, um país, ou o que é pior, o mundo todo, pode, em algum momento, oferecer risco à manutenção da vida humana e então isso exigirá de você providências urgentes para permitir sua sobrevida naquele meio hostil. Antecipar ações, armazenar víveres, trazer consigo kits de utensílios, podem ser o fator determinante entre a continuação da vida, ou do extermínio dela.
Trataremos com mais detalhes aqui no blog acerca de meios para que uma pessoa urbana com pouco ou nenhum treinamento em sobrevivência possa sobressair de uma situação de emergência e ser testemunha do fato que desencadeou a crise.
Posso afiançar de antemão que quanto mais conhecimento nessa área trazermos conosco, menos equipamentos traremos na mochila. A mochila pode estar lotada de comida, medicações, lâminas de várias características, um grande novelo de corda e outras tantas coisas. Inútil tudo isso se não se conhece as especificações básicas de seu equipamento. Saber usar os recursos disponíveis em momentos de crise é probabilidade maior de manter-se vivo.
Trataremos sobre um sem número de informações e conhecimentos sobre sobrevivência que levarão peremptoriamente a uma maior capacidade de ler o ambiente, de fazer prognósticos dos cenários político, climatológico, econômico, astronômico e sociológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário