sábado, 10 de maio de 2014

Armazenamento de alimentos I

Conservar e estocar alimentos é uma boa estratégia para ter a despensa preparada para tempos difíceis. Caso o abastecimento rotineiro seja diminuído ou mesmo interrompido, pelas mais diversas razões, é aconselhável que se tenha um estoque de alimentos em casa, para que o desespero não lhe visite, como visitará outras tantas pessoas que não se preocupam com situações inesperadas e que pensam que os centros de abastecimentos sempre estarão à disposição para fazer compras. Caso ocorra algum evento potencialmente danoso que cause colapso na logística comercial de abastecimento de gêneros alimentícios, a primeira providência a ser tomada por muitas pessoas é a corrida a supermercados para montar um estoque precário em casa. Essa é a primeira situação em que o cidadão comum se deparará com a nova realidade, num cenário em que a normalidade se foi com o evento causador da crise, e que demanda novas providências para a manutenção da vida.
A seguir veremos formas de se estocar alimentos para fazer frente a essas situações inesperadas.

Armazenamento de grãos
Todo o grão a ser armazenado deve ser de ótima qualidade, bem escolhido e estar bem secos. Pode-se secar os grãos ao sol ou no forno. Para secá-los no forno, proceda da seguinte maneira:
  • Aqueça o forno em fogo brando por 10 minutos e então desligue;
  • Em seguida, coloque os grãos dentro do forno, tomando o cuidado de manter a porta semi-aberta, com um calço de pano;
  • Enquanto os grãos esquentam (+ ou – 5 min.), misture-os bem, cuidando para que não torrem.
Esse processo é válido para qualquer tipo de grão: arroz, feijão, ervilha, lentilha, trigo em grão, milho de pipoca, soja, aveia em grão, grão de bico, trigo pra quibe, canjica, macarrão de sêmola solto e outros.
Lave os vasilhames com água e sabão, umedecido com álcool. A tampa pode ser de rosquear ou qualquer outra que feche bem. No caso de o vasilhame ser de lata, depois de lavá-lo bem, passe as emendas do fundo e do lado sobre a chama do fogão para que fique bem seco.
Deixe esfriar e pincele as emendas com parafina derretida em banho-maria.
  • Pode-se também lavar bem os vasilhames com água e sabão e deixar secar bem; depois de bem seco despejar um litro de álcool e ir passando de um para o outro, deixando evaporar bem o álcool e armazenar...
Nota: Depois de fechar o recipiente usando qualquer método de armazenamento, etiquete anotando o conteúdo e a data.
Formas de armazenamento:
    1. Com alho
    2. Á vácuo
    3. Com gelo seco
    4. Com óleo
    5. Pimenta do reino
  1. Com alho - A conservação é de 1 a 2 anos:
  • Use garrafas ou balde plástico ( de no máximo 2 litros) bem limpos;
  • Escolha e seque os grãos;
  • Encha o vasilhame até uma altura de quatro dedos;
  • Assente bem os grãos, batendo com as mãos na lateral do recipiente;
  • Coloque dois dentes de alho com casca (os dentes devem ter a casca inteira, sem rachadura);
  • A cada quatro dedos repita o processo até encher a garrafa ou balde. Não deixe espaço entre os grãos e a tampa;
  • Tampe e vede bem com fita adesiva e coloque a data.
  1. Á vácuo – A conservação é de 1 a 5 anos, dependendo do alimento armazenado:
  • Coloque os grãos no vasilhame escolhido, até faltarem três dedos para enchê-lo totalmente;
  • Assente bem os grãos, batendo com as mãos na lateral do recipiente para tirar o ar;
  • A seguir faça uma conchinha com um pedaço de papel alumínio e coloque no centro dela um chumaço de algodão embebido em um pouco de álcool;
  • Ateie fogo ao algodão e tampe imediatamente a lata, vidro ou plástico. O fogo consumirá todo o oxigênio no interior do recipiente, impedindo assim o desenvolvimento de qualquer tipo de vida aeróbica.
Se o vasilhame for de plástico, proteja o lado interno da tampa com um pedaço duplo de papel alumínio colado com fita adesiva. Para terminar a vedação, passe vário volta de fita adesiva ao redor da tampa.
Se for um recipiente de lata, pincele com parafina derretida as bordas da tampa e dispense o uso da fita adesiva.
  1. Com gelo seco – A conservação é de 1 a 3 anos:
  • Coloque na garrafa uma porção de grãos até atingir uns três dedos de altura.
  • Coloque uma pedrinha de gelo seco (10 a 15 gr cada 2 kg de grãos).
  • Encha o recipiente até a boca, coloque a tampa e não rosqueie durante uma hora.
  • Após este tempo, rosqueie a tampa.
  • Depois de 10 minutos, abra para verificar a pressão e então feche bem e lacre com fita adesiva.
Este método é bom para armazenar grandes quantidades de grãos, devendo-se usar.
250 gr de gelo seco para cada 50 kg até 100 kg. Neste caso, feche o recipiente por seis horas sem pressionar a tampa.
  1. Com óleo – A conservação é de 1 ano:
  • Misture bem cada quilo de grão com uma colher de sopa de qualquer tipo de óleo vegetal comestível (5 ml). Os grãos devem ficar brilhantes e bonitos.
  • Guarde os grãos já misturados com óleo em sacos plásticos.
  • Coloque os sacos plásticos em recipientes mais duráveis (plásticos ou latas), para evitar que os grãos sejam atacados por insetos ou roedores.
ATENÇÃO: Esse processo impede a proliferação de insetos nos grãos, mas permite que eles brotem se forem plantados depois de armazenados.
  1. Pimenta do Reino – Proceda da mesma forma que o armazenamento com alho.
Armazenamento de farináceos
Farinha de trigo, farinha de milho, farinha de rosca, farinha de mandioca, fubá.
  1. Folha de Louro – uma folha para cada quilo de farinha, exemplificando:
½ kg de farinha + folha de louro + ½ kg de farinha. (usar para alimentos salgados)
  1. Cravo da Índia - ( usar para alimentos doces)
Atenção: A soja é um dos poucos grãos que pode ser armazenado ao natural, sem qualquer processo artificial, como os que ensinamos. Basta colocá-la nos vasilhames ou em sacos, guardando em lugares secos e ventilado.
Macarrão:Usar garrafa pet. Se for a de 2litros acrescentar 1 colher sopa de sal, se usar a de 1litro acrescentar 1 colher de sobremesa de sal junto com o macarrão e de 6 em 6 meses mexer para que o sal não fique só no fundo.

Armazenamento de água

Recomenda-se armazenar água para 2 semanas pelo menos.

A quantidade recomendada para duas semanas é de 30 litros por pessoa para beber e outros 30 para asseio pessoal (mãos, dentes e para lavar a louça). Total 60 litros por pessoa para 2 semanas.
  • Esterilize o recipiente. Ferva a água mantendo 5 minutos em ebulição. Espere esfriar e coloque a água no recipiente. Adicione 2 gotas de Hipoclorito de Sódio (alvejador ou cloro) para cada litro de água ou ½ colher de chá para 20 litros de água. Verifique a concentração do cloro (5%) para estar seguro de quanto se deve usar.
Outra maneira de purificar a água é usar HIDROSTERIL. (Hidrosteril: Usado para purificar a água e higienizar frutas e saladas. O produto pode ser encontrado em farmácias e super mercados
  • Uma gota de Hidrosteril para cada 1/2 litro de água.

Armazenamento de ovos.
1. Usar ovos bem frescos para armazenar.
Compre-os diretamente da granja.
Arrume os ovos com cuidado num recipiente de vidro e cubra-os com uma solução de cal virgem. 250 gramas de cal virgem para 4 litros de água.
Duração: 06 meses
2 . Arrume os ovos frescos num recipiente de vidro.
Ferva 250 gramas de sal em 2 litros de água. Deixe esfriar depois despeje em cima dos ovos. Depois de 20 dias, retire os ovos e guarde-os na geladeira.
Duração: 01 ano
Atenção: as galinhas botam muitos ovos do mês de agosto até o mês de novembro. É o tempo da postura. A dúzia de ovos é barata porque há fartura. As mesmas galinhas põem poucos ovos de fevereiro a maio. É o tempo da quaresma. Em virtude da pequena quantidade, a dúzia de ovos é mais cara.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Dicas de segurança II

Vamos continuar esse pequeno compêndio de dicas de segurança com as orientações para quem vive a maior parte do tempo no meio rural:

  • Cuidado ao manusear ferramentas agrícolas, fertilizantes, produtos veterinários, etc. utilize equipamentos de proteção individual;
  • Realize sempre a manutenção de máquinas e equipamentos agrícolas;
  • Cuidado com a exposição prolongada ao sol. Utilize protetores solares, além de roupas e bonés;
  • Cuidado com ventos e chuvas fortes. Procure um local coberto e seguro;
  • Cuidado com o ataque de animais como aranhas, cobras, escorpiões, morcegos, barbeiros, etc. Utilize botas e luvas ;
  • O uso inadequado de ferramentas, motores, colhedeiras, arados, tratores, etc podem causar acidentes. Dê instruções detalhadas quanto ao seu uso correto;
  • Riscos biológicos causados por animais (aranhas, cobras, escorpiões, sapos, ratos, etc), bem como contaminação por bactérias, fungos, vírus, etc que podem causar doenças como tétano, raiva, cólera, tuberculose, entre outras, também devem ser observadas;
  • Em todos esses casos é necessário que o homem do campo receba informações de como se prevenir e evitar acidentes.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Dicas de segurança I

Infelizmente nosso país vive um clima de intranquilidade social, posto que os delitos acontecem, mas dificilmente são punidos da forma com que a lei prevê. Vemos pela televisão, pelos sites de notícia na internet, fatos que facilmente poderiam se encaixar no rol dos delitos macabros. A sociedade brasileira atravessa um processo de medo e terror, estando os moradores acuados, impedidos de se defenderem corretamente, praticamente à mercê dos marginais que assolam nosso país.

No entanto, algumas dicas simples de segurança podem minimizar muito a vitimização por parte do cidadão de bem. As dicas deste post são voltadas a pessoas que andam a pé pelas ruas das cidades. Obviamente, nem em cidades pequenas estamos livres do crime, pois ele migra dos grandes centros urbanos (mais bem policiados) para cidades menores (que possuem estrutura policial mais frágil). Veja algumas orientações simples de serem adotadas que podem livrar você do pesadelo que é ser vítima do crime no Brasil:

  • Mantenha sempre sua atenção na rua, no metrô, no ônibus, em centros comerciais, etc;
  • Tenha especial atenção às pessoas à sua volta. Lembre-se: os assaltantes valem-se principalmente do fator surpresa e da desatenção para atacarem suas vítimas;
  • Aparente sempre calma, confiança e domínio do que está fazendo e de onde quer chegar. Evite demonstrar que esta perdido ou procurando por algum endereço ou local;
  • Não peça orientações a estranhos. Procure bases da polícia militar ou estabelecimentos comerciais;
  • Não ande sozinho, especialmente à noite;
  • Após o trabalho, escola ou festa espere pela companhia de um amigo para saírem juntos;
  • Evite passar por locais desertos ou pouco iluminados;
  • Evite cortar caminho por becos, vielas, ruas desconhecidas, terrenos, construções, etc;
  • Não pare para atender pedidos que lhe despertem desconfiança. Confie em seus instintos. Dificilmente alguém vai parar você na rua para lhe oferecer alguma vantagem. Via de regra apenas pedem algo para você (isso quando não lhe pedem um real, que é o mesmo que dizer que "isso é um assalto");
  • Evite locais com aglomerações de pessoas, pois estes locais facilitam a ação de “Batedores de carteira” e oportunistas;
  • Ao pressentir a aproximação de estranhos em atitude suspeita entre no primeiro local habitado que encontrar e peça ajuda;
  • Mantenha todos seus objetos pessoais, como carteiras, pochetes, celulares, sacolas e bolsas, à frente de seu corpo;
  • Bolsas devem ser discretas e transportadas a frente de seu corpo com sua mão sobre seu fecho;
  • Desconfie de esbarrões, empurrões ou cotoveladas;
  • Não use local isolado para encontros amorosos, pois este é um comportamento de risco;
  • Desconfie de estranhos com conversa envolvente que tentem aproximação;
  • Não aceite convites de pessoas que tenha acabado de conhecer: na rua, em bares ou casas de diversão noturna, etc;
  • Evite utilizar jóias (correntinhas, relógios, medalhas, braceletes, etc) e roupas que chamem a atenção ou demonstrem serem de valor;
  • Não carregue objetos de valor, grandes quantias em dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade. Caso necessário, procure guardá-lo de modo seguro e discreto e siga diretamente para seu destino;
  • Evite retirar sua carteira em público;
  • Evite manusear ou efetuar pagamentos com notas altas. Separe previamente o dinheiro necessário para pequenas despesas, como café, cigarro, condução, etc;
  • Separe o dinheiro em bolsos diferentes;
  • Procure caminhar no centro da calçada e contra o sentido do trânsito, pois é mais fácil perceber a aproximação de algum veículo suspeito. Se algum motorista o incomodar mude de direção e ande em sentido contrário ao fluxo;
  • Conheça o local onde você mora e trabalha. Certifique-se da localização de unidades da polícia, bombeiro, hospitais, telefones públicos, lojas 24 horas, etc;
  • Caso você seja vítima de roubo fique calmo, não faça movimentos bruscos. Evite gritar ou discutir - seu nervosismo poderá aumentar a tensão e provocar uma atitude mais agressiva em seu desfavor;
  • Sempre que possível, faça seus pagamentos com cheques nominais e cruzados;
  • Procure variar seus horários e fazer rotas diferentes para deslocar-se de casa ao trabalho ou escola;
  • Não use bolsos traseiros para carregar carteira ou dinheiro;
  • Fique atento quando parar no semáforo para pedestres;
  • Computadores portáteis (notebooks, handhelds) devem ser transportados discretamente. Evite as típicas maletas para notebooks e esteja sempre atento. Fazer seguro deste tipo de equipamento pode ser uma boa alternativa;
  • Cuidado ao atender seu celular nas ruas e grandes centros comerciais. Verifique antes se não há ninguém ao seu lado;
  • Se você notar que está sendo seguido, aja com naturalidade, entre em qualquer lugar público e ligue para a Polícia Militar (190);
  • Não deixe de comunicar a presença de elementos suspeitos nas proximidades de sua casa;
  • Ao retornar, notando algum sinal estranho (porta aberta, luzes acesas, etc.), não entre em casa, chame a polícia;
  • Prefira pagar com cheque ou cartão, assim, você não precisa levar grandes quantias em dinheiro;
  • Se você beber, faça-o moderadamente, para não perder os reflexos e a vigilância.

Fim do mundo

O mundo pode acabar? Sim. É uma máxima no mundo da Astronomia que tudo se renova no Universo. Estrelas se formam em nuvens primordiais, começam a queimar o hidrogênio e o transforma em Hélio, formam-se planetas ao seu redor [em alguns casos, forma-se a Vida]. Depois de um tempo mais ou menos longo [conforme o tamanho da estrela] essa estrela explode e o material ejetado é utilizado na formação de uma nova estrela e assim sucessivamente. O Universo se renova incessantemente.

Pois bem. Sabemos que existem muitas informações pela internet afora, que dizem que nosso mundo vai acabar. A própria Bíblia prevê isso, bem como uma infinidade de sensitivos, médiuns, estudiosos do assunto. Recentemente, caiu na internet o conteúdo de visões tidas por um certo São Malaquias, que diz que depois da época que ele viveu, haveriam mais 112 papas no comando da igreja católica e então o mundo se acabaria. Acontece que o 112º papa é o atual. Então devemos afirmar que o mundo vai acabar? Para afirmar isso é necessário primeiramente que se acredite nisso.

Aqui você pode ter uma ideia do que diz São Malaquias.

Aqui você conhece um pouco sobre o que Nostradamus previu em sua bacia dágua.

É bem verdade que os Maias erraram na data de 21 de dezembro de 2012, e é correto também que muitas outras profecias falharam ou não foram corretamente interpretadas.

Outras profecias dizem que por volta de 2019, um planeta pertencente ao nosso sistema solar se aproximará muito da Terra e esse fato acarretará mudanças profundas e irreversíveis em nosso planeta. O que complica essa profecia, é que o Espiritismo corrobora essa assertiva. E como eu tenho fé nessa doutrina, a coisa começa a ficar séria, no meu ponto de vista. Veja aqui e aqui.

Se existem profecias falhas, existem outras que ainda não aconteceram, pois ainda não chegou a data prevista. Pelo sim, pelo não, vejo que é importante preparar-se não só logisticamente, mas acima de tudo espiritualmente, porque o que ainda não aconteceu, não existe. Se recebemos o aviso para nos prepararmos, o mínimo que podemos fazer é seguirmos o bom senso e nos prepararmos.

Não quero ser catastrófico nem anunciar o fim dos tempos. Até porque, mesmo se considerarmos o que diz algumas correntes, o mundo não vai acabar em 2019, mas sim, se renovar após um determinado período de tempo imerso em dor e provas aspérrimas.

Prepare-se, treine, faça planejamentos mentais sobre situações inesperadas. Estar preparado para o desconhecido é o primeiro passo para torná-lo conhecido.



Até, sobreviventes.