Conservar e estocar alimentos é uma boa estratégia para ter a despensa preparada para tempos difíceis. Caso o abastecimento rotineiro seja diminuído ou mesmo interrompido, pelas mais diversas razões, é aconselhável que se tenha um estoque de alimentos em casa, para que o desespero não lhe visite, como visitará outras tantas pessoas que não se preocupam com situações inesperadas e que pensam que os centros de abastecimentos sempre estarão à disposição para fazer compras. Caso ocorra algum evento potencialmente danoso que cause colapso na logística comercial de abastecimento de gêneros alimentícios, a primeira providência a ser tomada por muitas pessoas é a corrida a supermercados para montar um estoque precário em casa. Essa é a primeira situação em que o cidadão comum se deparará com a nova realidade, num cenário em que a normalidade se foi com o evento causador da crise, e que demanda novas providências para a manutenção da vida.
A seguir veremos formas de se estocar alimentos para fazer frente a essas situações inesperadas.
Armazenamento de grãos
Todo o grão a ser armazenado deve ser de ótima qualidade, bem escolhido e estar bem secos. Pode-se secar os grãos ao sol ou no forno. Para secá-los no forno, proceda da seguinte maneira:
- Aqueça o forno em fogo brando por 10 minutos e então desligue;
- Em seguida, coloque os grãos dentro do forno, tomando o cuidado de manter a porta semi-aberta, com um calço de pano;
- Enquanto os grãos esquentam (+ ou – 5 min.), misture-os bem, cuidando para que não torrem.
Esse processo é válido para qualquer tipo de grão: arroz, feijão, ervilha, lentilha, trigo em grão, milho de pipoca, soja, aveia em grão, grão de bico, trigo pra quibe, canjica, macarrão de sêmola solto e outros.
Lave os vasilhames com água e sabão, umedecido com álcool. A tampa pode ser de rosquear ou qualquer outra que feche bem. No caso de o vasilhame ser de lata, depois de lavá-lo bem, passe as emendas do fundo e do lado sobre a chama do fogão para que fique bem seco.
Deixe esfriar e pincele as emendas com parafina derretida em banho-maria.
- Pode-se também lavar bem os vasilhames com água e sabão e deixar secar bem; depois de bem seco despejar um litro de álcool e ir passando de um para o outro, deixando evaporar bem o álcool e armazenar...
Nota: Depois de fechar o recipiente usando qualquer método de armazenamento, etiquete anotando o conteúdo e a data.
Formas de armazenamento:
- Com alho
- Á vácuo
- Com gelo seco
- Com óleo
- Pimenta do reino
- Com alho - A conservação é de 1 a 2 anos:
- Use garrafas ou balde plástico ( de no máximo 2 litros) bem limpos;
- Escolha e seque os grãos;
- Encha o vasilhame até uma altura de quatro dedos;
- Assente bem os grãos, batendo com as mãos na lateral do recipiente;
- Coloque dois dentes de alho com casca (os dentes devem ter a casca inteira, sem rachadura);
- A cada quatro dedos repita o processo até encher a garrafa ou balde. Não deixe espaço entre os grãos e a tampa;
- Tampe e vede bem com fita adesiva e coloque a data.
- Á vácuo – A conservação é de 1 a 5 anos, dependendo do alimento armazenado:
- Coloque os grãos no vasilhame escolhido, até faltarem três dedos para enchê-lo totalmente;
- Assente bem os grãos, batendo com as mãos na lateral do recipiente para tirar o ar;
- A seguir faça uma conchinha com um pedaço de papel alumínio e coloque no centro dela um chumaço de algodão embebido em um pouco de álcool;
- Ateie fogo ao algodão e tampe imediatamente a lata, vidro ou plástico. O fogo consumirá todo o oxigênio no interior do recipiente, impedindo assim o desenvolvimento de qualquer tipo de vida aeróbica.
Se o vasilhame for de plástico, proteja o lado interno da tampa com um pedaço duplo de papel alumínio colado com fita adesiva. Para terminar a vedação, passe vário volta de fita adesiva ao redor da tampa.
Se for um recipiente de lata, pincele com parafina derretida as bordas da tampa e dispense o uso da fita adesiva.
- Com gelo seco – A conservação é de 1 a 3 anos:
- Coloque na garrafa uma porção de grãos até atingir uns três dedos de altura.
- Coloque uma pedrinha de gelo seco (10 a 15 gr cada 2 kg de grãos).
- Encha o recipiente até a boca, coloque a tampa e não rosqueie durante uma hora.
- Após este tempo, rosqueie a tampa.
- Depois de 10 minutos, abra para verificar a pressão e então feche bem e lacre com fita adesiva.
Este método é bom para armazenar grandes quantidades de grãos, devendo-se usar.
250 gr de gelo seco para cada 50 kg até 100 kg. Neste caso, feche o recipiente por seis horas sem pressionar a tampa.
- Com óleo – A conservação é de 1 ano:
- Misture bem cada quilo de grão com uma colher de sopa de qualquer tipo de óleo vegetal comestível (5 ml). Os grãos devem ficar brilhantes e bonitos.
- Guarde os grãos já misturados com óleo em sacos plásticos.
- Coloque os sacos plásticos em recipientes mais duráveis (plásticos ou latas), para evitar que os grãos sejam atacados por insetos ou roedores.
ATENÇÃO: Esse processo impede a proliferação de insetos nos grãos, mas permite que eles brotem se forem plantados depois de armazenados.
- Pimenta do Reino – Proceda da mesma forma que o armazenamento com alho.
Armazenamento de farináceos
Farinha de trigo, farinha de milho, farinha de rosca, farinha de mandioca, fubá.
- Folha de Louro – uma folha para cada quilo de farinha, exemplificando:
½ kg de farinha + folha de louro + ½ kg de farinha. (usar para alimentos salgados)
- Cravo da Índia - ( usar para alimentos doces)
Atenção: A soja é um dos poucos grãos que pode ser armazenado ao natural, sem qualquer processo artificial, como os que ensinamos. Basta colocá-la nos vasilhames ou em sacos, guardando em lugares secos e ventilado.
Macarrão:Usar garrafa pet. Se for a de 2litros acrescentar 1 colher sopa de sal, se usar a de 1litro acrescentar 1 colher de sobremesa de sal junto com o macarrão e de 6 em 6 meses mexer para que o sal não fique só no fundo.
Armazenamento de água
A quantidade recomendada para duas semanas é de 30 litros por pessoa para beber e outros 30 para asseio pessoal (mãos, dentes e para lavar a louça). Total 60 litros por pessoa para 2 semanas.
- Esterilize o recipiente. Ferva a água mantendo 5 minutos em ebulição. Espere esfriar e coloque a água no recipiente. Adicione 2 gotas de Hipoclorito de Sódio (alvejador ou cloro) para cada litro de água ou ½ colher de chá para 20 litros de água. Verifique a concentração do cloro (5%) para estar seguro de quanto se deve usar.
Outra maneira de purificar a água é usar HIDROSTERIL. (Hidrosteril: Usado para purificar a água e higienizar frutas e saladas. O produto pode ser encontrado em farmácias e super mercados
- Uma gota de Hidrosteril para cada 1/2 litro de água.
Armazenamento de ovos.
1. Usar ovos bem frescos para armazenar.
Compre-os diretamente da granja.
Arrume os ovos com cuidado num recipiente de vidro e cubra-os com uma solução de cal virgem. 250 gramas de cal virgem para 4 litros de água.
Duração: 06 meses
2 . Arrume os ovos frescos num recipiente de vidro.
Ferva 250 gramas de sal em 2 litros de água. Deixe esfriar depois despeje em cima dos ovos. Depois de 20 dias, retire os ovos e guarde-os na geladeira.
Duração: 01 ano
Atenção: as galinhas botam muitos ovos do mês de agosto até o mês de novembro. É o tempo da postura. A dúzia de ovos é barata porque há fartura. As mesmas galinhas põem poucos ovos de fevereiro a maio. É o tempo da quaresma. Em virtude da pequena quantidade, a dúzia de ovos é mais cara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário