domingo, 9 de março de 2014

Miojo: vilão ou aliado?

Uma pesquisa da Proteste realizada recentemente alerta que o consumo exagerado de miojo faz mal à saúde. Não somente o miojo, mas todos os outros produtos definidos como macarrão instantâneo fazem mal à saúde devido ao alto teor de sódio e de gordura em sua composição.
As doses exageradas de sal foram encontradas não só no tempero como na própria massa. Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS a ingestão máxima de sal por dia deve ser de apenas 2 gramas, o que equivale a uma colher rasa de café e cada embalagem de macarrão instantâneo traz pelo menos o dobro deste valor.
O excesso de sal na alimentação está ligado ao aumento da pressão arterial, problemas cardíacos, colesterol e comprometimento renal. A recomendação é de evitar ao máximo este tipo de refeição optando por alimentos mais saudáveis, e se possível, preparadas sem sal como saladas frescas e legumes cozidos. Para conferir algum sabor indica-se o uso de ervas finas e especiarias, que não fazem mal a saúde e são agradáveis ao paladar.
Pois bem, sobrevivente. Você já deve ter ouvido falar que o miojo é carrasco da saúde, mas tem um sem número de praticantes de bushcraft, sobrevivencialismo, camping que utilizam largamente o miojo nas refeições outdoor. Penso que o equilíbrio seja a essência. Comer miojo só em situações de acampamento não faz tanto mal assim. Alguns excessos são admitidos pelo corpo humano. O que é prejudicial e deletério é a regularidade da má alimentação. O que aconselho aqui é substituir o tempero que acompanha o miojo, por alho e sal. Particularmente, eu gosto de fatiar um tomate e acrescentar feijoada em lata (daquelas de 400 gramas). Fica ótimo e sustenta bastante.
O bom do miojo é que ele é muito versátil. As combinações possíveis são inúmeras, e cá entre nós, é uma delícia não é mesmo? Salsicha, calabresa, ovo, almôndegas enlatadas, enfim... a criatividade do sobrevivente é que vai dar sabor a uma das atividades mais prazerosas de se fazer no meio do mato: comer. Bom apetite.
Ótima noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário